11 3729-7785    11 98117-1447

Qual a importância de uma boa limpeza em ambientes hospitalares?



17 de abril de 2018



Qual a importância de uma boa limpeza em ambientes hospitalares?
Os hospitais são procurados para curar os mais variados tipos de doenças, mesmo assim, neles são encontrados diversos tipos de bactérias prejudiciais à saúde. O que deve ser feito? A resposta é simples, deve-se usar desinfetante hospitalar e fazer higienização constante.
A higienização em UTis, banheiros, leitos, consultórios, é fundamental para garantir a segurança e a saúde dos pacientes e funcionários. Somente a limpeza correta evita a proliferação de bactérias e disseminação de doenças.
A limpeza inadequada dos espaços pode levar a aquisição de infecções por parte dos pacientes, isso acaba agravando o estágio de doença no qual eles se encontram, além de aumentar o tempo de permanência em leito. E em casos mais graves, pode levá-lo a óbito.
Para que a higienização seja funcional, a equipe de limpeza deve estar totalmente capacitada para manusear os produtos de limpeza, retirar o lixo e saber quais são os destinos corretos para cada tipo de matéria orgânica, para que a possibilidade de contaminação seja mínima. Investir na qualidade e capacidade dos serviços garante a saúde de todos que convivem no ambiente. É necessário que haja um cronograma de limpeza que deve ser seguido à risca e muito bem administrado.
Vale lembrar que a higienização e boa limpeza pessoal de cada funcionário entra em conta para a manutenção de um ambiente saudável, é necessário que haja uma conscientização por parte de todos para que o meio se conserve purificado pelo máximo de tempo possível.
Recomendação
São recomendados dois tipos de limpezas:
  • A primeira é mais leve e deve ser feita diariamente para manter o ambiente sempre limpo.
  • A segunda, mais intensa, é dividida entre: a cada 15 para nas áreas críticas (UTis, banheiros, etc) e mensal para nas áreas semicríticas (áreas externas, consultórios). Essa é uma limpeza mais pesada que tem como intenção limpar todas as partes e objetos de um determinado local, fazendo uma higienização por completo.  
Qual produto utilizar
O produto de maior funcionalidade na limpeza de ambientes hospitalares é o desinfetante com cloro, ele purifica o ambiente, mata as bactérias e livra os pacientes e funcionários de entrarem em contato com doenças. Porém, é necessário ter alguns cuidados ao manusear este produto.
O desinfetante com cloro é um oxidante forte, e os produtos da oxidação são corrosivos e podem queimar a pele e causar lesões nos olhos, especialmente quando usado nas suas formas concentradas. Por isso é muito necessário, como dito anteriormente, treinar os funcionários da limpeza para que nenhum acidente aconteça e o resultado seja um limpeza profissional sem causar nenhum dano para aqueles que a conduzem.

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.