11 3729-7785    11 98117-1447

Contaminação cruzada no seu restaurante? O que fazer para evitar?



5 de julho de 2018



Contaminação cruzada no seu restaurante? O que fazer para evitar?

A contaminação cruzada é a transferência de microorganismos que podem causar doenças, de um alimento contaminado para um outro alimento que não esteja contaminado.

Ela acontece por causa de equipamentos e utensílios mal higienizados ou usados para o preparo de um determinado alimento e logo em seguida usado em outro, de origens diferentes ou estados diferentes – cru e cozido – em cozinhas industriais.

Essa é uma das principais causas de doenças transmitidas por meio de alimentos e podem ser prevenidas com algumas regras de limpeza para manipuladores, utensílios e equipamentos.

A seguir vamos dar algumas dicas de como prevenir que isso aconteça no seu estabelecimento.

Separação dos alimentos

Um restaurante prepara diversos tipos de pratos num dia. Cada alimento precisa de um recipiente. Esse recipiente deve ser higienizado e mantido em locais limpos. Assim, ao acabar de usá-lo ele deve ser enviado diretamente para a lavagem.

É sabido que alguns alimentos usam o mesmo tipo de utensílio em seu preparo, mas é preciso criar a consciência que eles não podem ser utilizados em diferentes alimentos. Para manter seus equipamentos separados, você pode usar cores diferentes para cada tipo de ingrediente.

Higienização várias vezes ao dia com produtos adequados

A tarefa é simples: deve ser criada uma rotina de higienização em períodos determinados do dia. Se o fluxo é grande no almoço, programe a limpeza para acontecer logo após esse período. Isso manterá o ambiente limpo e organizado.

Não se esqueça também de lavar a cozinha e as áreas adjacentes com regularidade. Não adianta manter equipamentos limpos se, por exemplo, o chão estiver sujo.

É importante usar produtos de alta qualidade de limpeza, ou seja, detergente concentrados, multiuso, e desinfetante com cloro, além de máquinas de lavar louça, que também são eficientes, pois economizam tempo e diminuem o contato entre os funcionários e os utensílios.

Procedimento na hora de preparo e na higiene dos funcionários

Você deve estimular seus funcionários a lavar as mãos para manusear os alimentos. E também sempre que tocar no lixo, em dinheiro, no seu corpo ou qualquer outra superfície que possa contaminar os alimentos.

Lembre-se de oferecer o equipamento necessário para manusear os alimentos e fazer higiene pessoal, como sabonetes, pia, papel, álcool gel, etc. Todos os funcionários devem possuir luvas para trabalho e aventais de cozinha.

Essas são ações simples de higiene que melhoram totalmente a qualidade dos seus serviços e previnem que a contaminação cruzada aconteça na cozinha do seu restaurante.

A Trevo THL possui uma linha completa de produtos para higiene da sua cozinha. Detergente neutro, Multiuso, Desinfetante com cloro e Máquina de lavar louças. Eles possuem um alto poder de limpeza que protege seu estabelecimento contra sujeiras doenças. Solicite um orçamento!

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.