11 3729-7785    11 98117-1447

Limpeza de cozinhas industriais: como e quando fazer?



11 de outubro de 2017



Limpeza de cozinhas industriais: como e quando fazer?

Nos locais onde se manipulam alimentos, a limpeza deve ser excelente, não existindo nenhum vestígio de sujeira, porque esta abriga micróbios (bactérias) que causam as doenças transmitidas pelos alimentos.

Para que a limpeza de uma cozinha industrial seja realizada com a máxima perfeição, devem-se seguir alguns cuidados especiais, utilizando produtos, acessórios e equipamentos destinados a esse processo de higienização.

O objetivo da limpeza técnica é, portanto, restaurar os padrões de higiene e limpeza nos locais de manipulação de alimentos.

Procedimentos utilizados na limpeza de cozinhas industriais

  1. Varrer todo o ambiente, removendo todos os restos de alimentos e produtos;
  2. Retirar todos os resíduos das lixeiras da cozinha, removendo para o local determinado, e higienizar as lixeiras, com muito sabão e desinfetante;
  3. Começar a limpeza sempre pelas paredes, de cima para baixo, cuidando para não molhar as tomadas, porém, deixando os rejuntes perfeitamente limpos;
  4. Desengordurar e lavar os utensílios como bancadas, coifas, exaustores, pias, mesas, panelas, entre outros, com o auxílio das fibras de limpeza; e
  5. As portas e janelas devem ser também limpas pelo lado de dentro quando da limpeza das paredes. Lavar os pisos com detergente concentrado e fibras especiais, para remoção.

Dicas de higienização

– A cozinha engordurada deve ser limpa sempre, para evitar que a gordura fique incrustada, o que acarretaria uma operação cada vez mais difícil para sua completa remoção.

– Os restos de comida devem ser sempre varridos e nunca abandonados, principalmente nos cantinhos de difícil acesso, pois alimentam bactérias e também propiciam o surgimento de insetos e roedores.

– Se a cozinha é profissional, use produtos profissionais. Produtos domésticos não proporcionam o mesmo êxito, e não são econômicos.

– As lixeiras do ambiente da cozinha devem estar permanentemente tampadas, para evitar a proliferação de bactérias e a formação de focos de insetos. O uso de uma lixeira equipada com pedal é viável, pois permite a sua utilização sem que o manipulador coloque as mãos em contato com a mesma.

– Os pisos deverão ser de materiais resistentes ao impacto, impermeáveis, laváveis e antiderrapantes, não podendo apresentar rachaduras, e devem facilitar a limpeza e a desinfecção.

– Todos os produtos de limpeza e desinfecção deverão ter seu uso aprovado previamente pelo controle da empresa, identificados e guardados em local adequado, fora das áreas de manipulação de alimentos. Ademais, deverão ter uso autorizado pelos demais órgãos componentes.

– Para impedir a contaminação dos alimentos, toda a área de manipulação de alimentos, os equipamentos e utensílios deverão ser limpos com a frequência necessária e desinfetados sempre que as circunstâncias assim o exigirem.

– Os detergentes e desinfetantes devem ser convenientes para o fim pretendido, devendo ser aprovados pelo organismo oficial competente. Os resíduos destes agentes que permaneçam em superfícies susceptíveis de entrar em contato com alimentos devem ser eliminados mediante lavagem minuciosa, com água potável antes que as áreas e os equipamentos voltem a ser utilizados para a manipulação de alimentos.

– Imediatamente após o término da jornada de trabalho, ou quantas vezes necessário, deverão ser rigorosamente limpos o chão, incluídos os condutos de escoamento de água, as estruturas de apoio e as paredes das áreas de manipulação de alimentos.

Seguindo esses passos e dicas sua cozinha industrial estará sempre limpa e higienizada!

Não sabe por onde começar? Baixe agora mesmo nossa ficha de auto avaliação para higienização de cozinhas industriais e confira se está seguindo as melhores práticas de higienização inteligente:

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.