11 3729-7785    11 98117-1447

Você sabe como higienizar os equipamentos de sua cozinha industrial?



12 de abril de 2019



Você sabe como higienizar os equipamentos de sua cozinha industrial?

Um ambiente como uma cozinha profissional necessita de atenção constante. Este é um local no qual existem muitos equipamentos e um alto grau de locomoção de pessoas, algumas medidas precisam ser implementadas para não comprometer a comida que será servida e, consequentemente, a saúde das pessoas que frequentam o estabelecimento.

Quando uma cozinha profissional não é submetida às corretas técnicas de limpeza, torna-se um lugar no qual é mais fácil o aparecimento de microrganismos que podem causar contaminação nos alimentos utilizados.

Por isso, a higienização dos equipamentos da cozinha industrial precisa ser o foco no procedimento de limpeza do local. Para que essa desinfecção seja feita de maneira eficiente é preciso estabelecer processos de higienização que devem ser seguidos a risca diariamente pelos funcionários do local.

Processos de higienização de uma cozinha profissional

Os processos de limpeza dos equipamentos de sua cozinha profissional devem ser distribuídos em tarefas realizadas todos os dias, todas as semanas e todos os meses. Confira:

  1. Tarefas de higienização diárias

Todos os locais nos quais os alimentos são expostos (pisos, bancadas, pias, armários e lixeiras) precisam ser limpos no início e ao final de cada dia de trabalho. Os lugares que têm maior concentração de pessoas também devem ser higienizados diariamente.

Os equipamentos usados na cocção dos alimentos (fogão, chapa, fritadeira, forno, grelha, entre outros) também precisam de atenção especial diária. Os demais eletrodomésticos não podem ficar de fora da higienização quando forem utilizados.  

  1. Tarefas de higienização semanais

É preciso limpar bem toda semana os ralos de todos os locais nos quais os funcionários trabalham. Organize bem as geladeiras e freezers, assim como a dispensa, lugar onde são guardados os alimentos. Não se esqueça de olhar a validade de todos os perecíveis que estão guardados no local.

Procure sempre manter as portas, as paredes e as janelas limpas durante a semana.

  1. Tarefas de higienização mensais

Pelo menos uma vez ao mês dê atenção ao sistema de ventilação, limpe bem o teto, as luminárias e não se esqueça da caixa de gordura.

Além de seguir esse cronograma de limpeza para sua cozinha industrial, também é imprescindível que sua equipe utilize produtos específicos para esse tipo de higienização. Não é recomendado o uso de produtos domésticos, pois eles não foram fabricados para esse intuito e deixarão o resultado a desejar, sem contar o desperdício.

A Trevo THL disponibilizou para você, dono de estabelecimento com cozinha profissional, um check-list das etapas e tarefas de higienização que precisam ser realizadas no local. Acesse

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.