11 3729-7785    11 98117-1447

Higienização de cozinha profissional: como e quando fazer?



17 de janeiro de 2019



Higienização de cozinha profissional: como e quando fazer?

Da mesma maneira que acontece em muitas cozinhas caseiras, em cozinhas profissionais não é diferente: alimentos em contato com superfícies e equipamentos que não estão preparados e limpos o suficiente, podem ser facilmente contaminados! Como são espaços grandes, com inúmeros objetos e pessoas, a higienização da cozinha profissional necessita de cuidados redobrados.

Dessa forma, uma limpeza correta dos utensílios e equipamentos tem que ser prioridade, por isso é fundamental que o gestor estabeleça padrões de higiene a serem adotados rotineiramente pela equipe.

A ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) disponibiliza uma série de resoluções que mostram normas obrigatórias e complementares que apresentam desde os materiais que devem ser utilizados na higienização de cozinhas profissionais até os procedimentos corretos a serem aplicados.

Segui-los é um passo necessário para atingir bons padrões de limpeza e higiene, evitando problemas de fiscalizações e garantindo o bem estar de todos os clientes.

Veja abaixo alguns procedimentos que podem ser adotados:

Tarefas de higienização diárias

É necessário desinfetar com produtos apropriados todos os ambientes em que são preparados os alimentos antes e depois de cada turno. Bancadas, prateleiras, pias, chão e demais espaços que têm a circulação de pessoas também devem ser limpos.  Se faz necessário também a limpeza de todos os equipamentos que foram utilizados: fogões, fornos, chapas, fritadeiras e grelhas.

Serviços semanais

  • Uma vez por semana é ideal desinfetar todos os ralos, tanto da cozinha quanto das demais áreas utilizadas pela equipe; 
  • Checar a validade de todos os produtos e condições;
  • Limpar e esvaziar todas as geladeiras e freezers;
  • Limpar as paredes, janelas e portas. 

Serviços mensais 

Deve ser ressaltado que a limpeza de todos esses ambientes deve ser feita com produtos específicos para a higienização de cozinhas profissionais. Utilizar produtos para uso doméstico  dificilmente o ajudará na limpeza adequada. Veja abaixo outras dicas para garantir uma higienização apropriada: 

  • Utilize panos descartáveis para evitar focos de contaminação. Para bancadas e equipamentos menores, utilize papel toalha descartável;
  • Higienize a proteção das luminárias e teto;
  • Limpe as grades anti-pragas e ventilação;
  • Higienize a caixa de gordura;
  • Vassouras não devem ser utilizadas, pois ela faz com que as sujeiras mais leves subam e contaminem todos os outros equipamentos;
  • Utilize o sabão neutro para os equipamento de cozinhas e as peças menores sempre enxaguando em água corrente. Se for necessário pode utilizar também água fervente;
  • Para a desinfecção de equipamentos grandes e cozinhas industriais a Organização Mundial da Saúde recomenda o cloro como principal agente.

Cozinhas profissionais são ambientes que precisam de uma higienização completa e bem feita. Pensando nisso, a Trevo THL disponibilizou para você, dono de estabelecimento com cozinha profissional, um check-list das etapas e tarefas de higienização que precisam ser realizadas no local. Baixe gratuitamente:

Higienização de cozinha profissional

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.