11 3729-7785    11 98117-1447

Contaminação de alimentos na sua cozinha industrial, como evitar?



21 de agosto de 2017



Contaminação de alimentos na sua cozinha industrial, como evitar?

Uma cozinha industrial precisa ter uma higienização impecável para garantir a segurança alimentar de seus clientes, pois um alimento manipulado sem os devidos cuidados higiênicos pode provocar intoxicação, causando sérios problemas de saúde.

Imagine se um consumidor for intoxicado depois de comer em seu restaurante, a experiência com certeza vai lhe deixar uma impressão ruim, que ele passará adiante. Mas fique tranquilo, há algumas ações que podem ser tomadas para evitar esse tipo de problema! Pensando nisso, preparamos algumas dicas de segurança alimentar para a sua cozinha industrial:

  1. Cozinhe os alimentos em temperaturas adequadas

A temperatura durante o cozimento dos alimentos deve ser de, no mínimo, 70ºC. Isso acontece porque a maioria dos micróbios morre ao serem expostos a essa condição, sendo importante, portanto, que o cozimento atinja todas as partes do alimento (interna e externa).

  1. Armazene adequadamente os refrigerados

Os micro-organismos se desenvolvem com facilidade em temperaturas entre os 5º e 60ºC. Portanto, para que se possa garantir uma eficiente segurança alimentar, é importante que os produtos que necessitam de refrigeração sejam armazenados a uma temperatura de 4ºC para baixo.

  1. Cuidado na hora de acondicionar e armazenar os alimentos

Os produtos devem ser acondicionados preferencialmente já higienizados em recipientes devidamente tampados, para evitar contaminações. Também é importante que as janelas da cozinha tenham telas de proteção e as paredes e tetos estejam livres de infiltrações e rachaduras.

  1. Cumpra rigorosamente as boas práticas de higiene

Apesar de ser uma importância do conhecimento de todos e essencial à segurança alimentar, a lavagem correta das mãos nem sempre é levada a sério. É necessário que essa prática seja feita sempre antes da manipulação de alimentos, após ir ao banheiro, quando há o manuseio de lixo, e em qualquer situação de possível sujeira e contaminação. As unhas do manipulador devem estar sempre aparadas e limpas, assim como seus cabelos, que ainda deverão estar devidamente protegidos com touca adequada.

  1. Verifique o estado de conservação utensílios da cozinha

Utensílios como vasilhames, tábuas utilizadas para corte e especialmente as facas, devem estar em perfeito estado de conservação, sem fissuras ou rachaduras. Esses tipos de defeitos podem ser portas de entrada para bactérias e outros tipos de micróbios causadores de doenças. Pela mesma razão, os armários, os balcões e as mesas também devem ter suas superfícies bem conservadas, contribuindo para garantir sempre uma boa segurança alimentar.

Além de seguir essas dicas, é ideal passar o conhecimento sobre segurança alimentar e fazer um treinamento apropriado de seus funcionários, assim como monitorar e fazer uma manutenção de registros de tarefas de limpeza e higienização.

Não importa o quão boa seja a comida preparada em seu restaurante – sem segurança alimentar, um estabelecimento pode ser fechado pela Vigilância Sanitária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.