11 3729-7785    11 98117-1447

Como executar uma higienização correta em cozinhas industriais



15 de março de 2021



Como executar uma higienização correta em cozinhas industriais

Grandes ambientes, muitos utensílios, maior número de equipamentos, contato físico constante e grande circulação de pessoas. Tudo isso faz parte do dia a dia de uma cozinha industrial, e, por mais que tenhamos bastante cuidado em nossa própria cozinha doméstica, a respeito de germes e contaminações, o cuidado e a cobrança com a higienização dentro de uma cozinha industrial é ainda maior.

 

Uma das maiores vilãs de uma cozinha industrial é a contaminação cruzada, causada pela transferência de microorganismos patogênicos causadores de doenças, de um alimento contaminado para outro que não está. Isso, infelizmente, é algo bem comum, e pode acontecer de diversas maneiras. A mais comum delas é utilizar o mesmo utensílio de preparo em dois alimentos com cozimentos diferentes sem a higienização adequada do mesmo. Além disso, a falta de higienização das mãos e a manipulação de alimentos de diferentes origens sem segurança também podem ser causadores deste tipo de contaminação.

 

Mas, para garantir a higienização correta, de maneira eficaz e segura em uma cozinha industrial, é necessário ter cuidado redobrado, escolher minuciosamente os produtos indicados de limpeza, saber utilizá-los corretamente, além de treinar a equipe a se portar dentro deste ambiente de maneira adequada.

 

Por onde começar?

 

O primeiro passo é escolher corretamente seus equipamentos e produtos. A melhor escolha são os equipamentos ergonômicos que auxiliam na produtividade e eficiência da limpeza, além de prevenir o desgaste físico dos colaboradores. Ao utilizar estes equipamentos, lembre-se de sempre fazer a limpeza em um único sentido para evitar espalhar bactérias sob as superfícies.

Depois, é necessário fazer a higienização correta de suas mãos, utensílios e superfícies que estão em contato constante com os alimentos. Para isso contamos com o método mais tradicional de todos: água e sabão. Apesar de simples, é altamente eficaz.

 

Mantenha-se atento, também, para as superfícies de maior contato físico no ambiente, como maçanetas, torneiras, botões de elevador, computadores, interruptores, válvulas de descarga, e todos os outros utensílios que são compartilhados dentro da cozinha.

 

Dica do especialista

 

É importante manter seu estoque de produtos descartáveis sempre abastecidos. Quem trabalha com cozinha sabe que esponjas velhas e panos molhados podem se transformar em focos de contaminação. A vida útil da esponja, ou bucha de cozinha, é de apenas uma semana porque, devido ao uso, ocorre o acúmulo de bactérias no material que, se não for descartado, poderá espalhar elas em seu ambiente, e o mesmo vale para as luvas, toucas, aventais, entre outros. 

 

Atente-se também no armazenamento dos produtos de limpeza, uma vez que eles devem ficar distantes dos alimentos, para não contaminá-los.

 

Por fim, analise quais são os produtos de limpeza necessários para executar uma correta higienização na cozinha industrial. Aqui nós explicamos detalhadamente como deve ser feita a remoção de gorduras leves, carbonizadas, e pesadas. Cada um desses produtos são indicados para um local específico da cozinha, e indicados para remover vários tipos de gorduras.

 

Quer comprovar tudo isso na prática e contar com o “arsenal” de soluções e produtos de limpeza para efetuar uma higienização correta em sua cozinha? Então, peça agora um orçamento e indique a Trevo THL para sua equipe!

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.