11 3729-7785    11 98117-1447

Saiba tudo sobre a higienização e sanitização de utensílios compartilhados



18 de junho de 2020



Saiba tudo sobre a higienização e sanitização de utensílios compartilhados

Uma das medidas recomendadas pelos órgãos especializados para evitar a proliferação do coronavírus é a restrição do uso de utensílios compartilhados como copos, xícaras, pratos e talheres por diferentes indivíduos.

No entanto, quando consideramos ambientes como restaurantes, bares e lanchonetes, mesmo que contribua para a prevenção da doença nesses estabelecimentos, essa medida torna-se impraticável. Levando isto em consideração, o que deve ser feito para evitar a contaminação nestes utensílios?

A resposta é simples, por mais que você tenha uma equipe de funcionários dedicada exclusivamente a fazer a limpeza desses objetos, usando os melhores produtos para tal atividade, a higienização deles nunca será tão eficaz quanto a feita por uma máquina de lavar louças profissionais.

O Ciclo de Sinner é a melhor forma para garantir a higienização de utensílios com eficiência

O Ciclo de Sinner ilustra o processo ideal de higienização de modo eficiente, ressaltando a sinergia entre quatro pilares: ação mecânica, ação química, ação térmica e ação temporal. O equilíbrio de todos esses processos é fundamental para garantir a “limpeza perfeita” de qualquer utensílio compartilhado.

Ação Mecânica – A ação mecânica é o operacional, que pode ser traduzido como “mãos a obra”. Ela exige ações “manuais” como a esfregação e fricção para a remoção de sujidades. Trazendo para o processo de desinfecção de utensílios, podemos dizer que é a fase onde são eliminados resíduos de alimentos e gorduras de pratos, copos e talheres.

Ação Química – Esse é o processo executado pelos produtos utilizados para a limpeza dos utensílios, como os detergentes. A desinfecção de vírus e bactérias nesta fase será feita exclusivamente pelos produtos, por isso a importância de utilizar o produto correto. Existem diferentes tipos de detergentes no mercado, que possuem ação específicas, de acordo com as superfícies e sujeiras. Detergentes alcalinos, por exemplo, são indicados para a limpeza de matéria orgânica, enquanto os ácidos têm sua aplicação direcionada à remoção de resíduos minerais e incrustações.

Ação Térmica – Aqui é o processo realizado pela temperatura. Em alguns casos, as altas temperaturas auxiliam na desinfecção de vírus e bactérias em utensílios, logo que elas aumentam o poder do detergente e aceleram a velocidade de reações químicas.

Ação Temporal – Por fim, este é o processo realizado pelo tempo. Para a limpeza de algumas superfícies, e até mesmo dos utensílios em sua cozinha, alguns produtos demandam um tempo de ação mínimo para executar a sua função sem deixar restos de resíduos.

O ciclo de Sinner é a fórmula perfeita para garantir a higienização e desinfecção de utensílios compartilhados. Mas, só de ver o exemplo, você já deve estar pensando como será difícil para a sua equipe de limpeza executar com perfeição todas essas etapas, não é verdade?

Uma máquina de lavar louças consegue manter o equilíbrio perfeito entre todos esses pilares, executando-os com uma precisão praticamente inalcançável por mãos humanas e com uma eficácia incomparável.

Isso porque, uma máquina de lavar louças proporciona redução do tempo e energia gastos com a higienização manual, promove a eliminação completa de germes, vírus e bactérias nocivos à saúde dos utensílios higienizados e ainda reduz o impacto ambiental. Logo que ela exige menos água e produtos químicos para executar o processo de limpeza.

Compre ou alugue uma máquina de lavar louças para o seu estabelecimento com as melhores condições do mercado

Se você está em busca de comprar ou alugar uma máquina de lavar louças para garantir a higienização dos utensílios compartilhados em seu estabelecimento da forma correta, a Trevo THL possui condições especiais para facilitar a sua aquisição.

Além de preço justo e suporte especializado, contamos com um laboratório próprio para realizar a manutenção preventiva a fim de evitar imprevistos em seu estabelecimento e aumentar a vida útil do seu equipamento. Clique aqui, conheça todas as vantagens e compre ou alugue uma máquina de lavar louças profissional para a sua empresa hoje mesmo!

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.