11 3729-7785    11 98117-1447

Luvas descartáveis: seu uso é realmente necessário para a manipulação de alimentos?



17 de julho de 2017



Luvas descartáveis: seu uso é realmente necessário para a manipulação de alimentos?

A utilização de luvas descartáveis durante a manipulação de alimentos é um assunto que acaba gerando muita polêmica. Principalmente quando se acredita que somente seu uso  irá proteger o alimento de possíveis contaminações por meio do contato das mãos dos manipuladores com os alimentos, sem um rígido cuidado higiênico.

A primeira coisa que você deve saber sobre este assunto é que o uso de luvas descartáveis por manipuladores em serviços de alimentação não é obrigatório segundo a Legislação Sanitária Federal.

Ao contrário do que muitas pessoas pensam, as luvas descartáveis não devem necessariamente estar presente em todos os processos de manipulação de alimentos. E, se não usadas de forma adequada, podem tornar-se fonte de contaminação para os alimentos. Não há necessidade de o manipulador utilizar luvas para abrir uma geladeira ou para abrir uma embalagem, por exemplo.

Afinal, quando utilizar as luvas descartáveis?

O emprego de luva na manipulação de alimentos pode ocorrer desde que sejam observadas as perfeitas condições de higiene e limpeza destas. Se o seu estabelecimento prefere o uso de luva, alguns cuidados deverão ser seguidos, a fim de não passarem a ser um veículo de contaminação. São eles:

Deve-se lavar as mãos antes de colocar e após retirar as luvas;

Deve-se substituir as luvas sempre que se retornar a uma função previamente interrompida ou em caso de mudança de tarefa;

Não se deve utilizar as luvas descartáveis de borracha, látex ou plástico perto de fonte de calor, quando estiverem rasgadas e também quando se usam máquinas de moagem, tritura, mistura ou outros tipos de equipamentos que acarretem riscos de acidentes.

As luvas também são recomendadas em casos específicos, tais como:

Na manipulação de alimentos prontos que já sofreram tratamento térmico;

Na preparação e manipulação de alimentos prontos para o consumo que não sofreram tratamento térmico;

Na manipulação de folhas e tubérculos usados em folhas e saladas adequadamente lavados e higienizados.

Tipos de luvas utilizadas em estabelecimentos da área de alimentação:

– Luva descartável de vinil, plástica ou látex: utilizadas na manipulação de alimentos;

– Luva de borracha: recomendada para atividades de manejo com lixo, higienização de utensílios e superfícies, limpeza de sanitários e manipulação de produtos químicos;

– Luva térmica: recomendada para evitar queimaduras ao tocar superfícies quentes.

– Luva de malha de aço: recomendada para evitar cortes em manuseio de carnes. Dever ser devidamente higienizadas e, se possível, revestidas com luvas descartáveis. Após a utilização, devem ser lavadas com detergente, enxaguadas com água corrente e desinfetadas sob fervura por 15 minutos. Devem ser guardadas em local apropriado, limpo e seco, podendo ser uma caixa plástica com tampa devidamente etiquetada.

Higienização pessoal

As luvas descartáveis são indicadas para manipulação de alimentos, porém melhor do que o seu uso é fazer corretamente a limpeza das mãos e utilizar utensílios limpos e higienizados corretamente.

A Trevo THL possui um Sistema de Higienização das mãos que tem por objetivo proporcionar uma limpeza que traz conforto e principalmente segurança, pois elimina 100% das bactérias e resíduos que podem ser nocivos a saúde. Saiba mais: www.trevothl.com.br/higiene-pessoal

Veja como fazer uma correta higienização das mãos:

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.