11 3729-7785    11 98117-1447

Cuidados na higienização de uma cozinha de hotel



2 de agosto de 2017



Cuidados na higienização de uma cozinha de hotel

A preocupação com a conservação, higiene e limpeza nos hotéis deve ser constante, principalmente na cozinha do restaurante, onde são preparadas as refeições pedidas pelos hóspedes. Com isso, um pequeno deslize por falta de higiene, seja no momento da manipulação de alimentos, ou do próprio colaborador, pode implicar em uma série de problemas.

Os Chefs e Gerentes precisam estar atentos e saber se os produtos de limpeza e a conservação dos equipamentos e utensílios de cozinha industrial seguem todas as regulamentações legais impostas pela Vigilância Sanitária e se os funcionários conhecem os critérios de segurança adequados para o manuseio desses materiais, por exemplo. Esses cuidados fazem com que o hotel tenha menos riscos de acidentes e eventuais contaminações dos alimentos preparados e evitando situações de desconforto, priorizando o serviço de qualidade aos hóspedes e clientes.

Confira algumas dicas e cuidados com a higienização da cozinha industrial do seu hotel para evitar esses tipos de problemas:

Manutenção dos equipamentos
A manutenção dos equipamentos da cozinha do hotel é um requisito de extrema importância para trazer mais segurança na preparação dos alimentos. Atualmente é inadmissível uma cozinha moderna não ter equipamentos de aço inoxidável ou mesmo de prataria, encontrados nos restaurantes mais sofisticados. Estes itens economicamente funcionais e viáveis gastronomicamente ao empreendimento facilitam tanto no desenvolvimento de cardápios como na preparação dos mesmos.

Produtos adequados
A utilização de produtos adequados, eficientes e seguros numa cozinha de hotel é de extrema importância. Tantos os utensílios quanto os equipamentos devem ser lavados com produtos específicos para cada qual, seguindo procedimentos padronizados. Não devem ser utilizados produtos de origem desconhecida, artesanais ou misturados com outros produtos de limpeza. Os produtos de limpeza e higienização corretos devem ser de linha profissional, dirigido a estabelecimentos produtores de refeições, sendo por esse motivo inodoros e perfeitamente adequados ao uso em uma cozinha industrial.

Treinamento
Também se deve exigir técnica e conhecimento sobre procedimentos e produtos utilizados por parte dos colaboradores envolvidos nos processos de uma cozinha industrial. Isto é parte imprescindível de um treinamento de manipulação de alimentos que visa garantir a qualidade do alimento e a segurança alimentar do cliente.

Manipulação e descarte correto dos alimentos
A manipulação e descarte dos alimentos realizados pelo o chef e sua equipe é outro fator de grande importância para manter uma cozinha de acordo com os parâmetros e normas sanitárias exigidas pelos órgãos de fiscalização. As sobras consideradas limpas, isto é, que não foram para distribuição, se estiverem conservadas em temperaturas adequadas devem ser armazenadas e etiquetadas com validade, conforme o produto. Já as sobras sujas são descartadas no lixo. O lixo precisa ser retirado sempre que estiver cheio e armazenado em câmara específica para ele. Os alimentos que mais requerem cuidados de manipulação são os peixes e laticínios por serem extremamente perecíveis e com um grande ponto de risco de contaminação.

Higiene pessoal
O manipuladores devem ter cuidado com a própria higiene pessoal: realizar corretamente a limpeza das mãos, fazer a barba, sempre manter as unhas curtas, banho diário, cuidados com a saúde, não falar ou espirrar sobre os alimentos, entre outros. Todo estabelecimento deve ter um Manual de Boas Práticas de Fabricação para assegurar a qualidade do alimento servido e nele deve estar descrito cada etapa e procedimento a ser seguido desde o recebimento da matéria prima ao descarte dos resíduos gerados. Os funcionários também precisam estar com exames admissionais em dia, sendo renovados a cada seis meses os exames bioquímicos para garantir que esses não sejam contaminadores de alimentos.

Por isso, se você ainda não pensou em um eficiente sistema de segurança alimentar e higienização de sua cozinha em seu hotel, o seu empreendimento pode estar correndo um sério risco!

Conte com a Trevo THL para te ajudar! Atuamos desde 2004 no fornecimento de soluções químicas, descartáveis, papéis, equipamentos de limpeza e máquinas de lavar louça para diversos segmentos do mercado. Com foco em alta tecnologia, a linha de produtos está em constante aprimoramento para oferecermos as melhores soluções aos clientes. Saiba mais: https://www.trevothl.com.br/

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.