11 3729-7785    11 98117-1447

Como fazer a correta higienização de consultórios e clínicas



19 de julho de 2021



Como fazer a correta higienização de consultórios e clínicas

 

Como fazer a correta higienização de consultórios e clínicas

Há mais de um ano vivendo em tempos de pandemia, todos nós sabemos a importância de se prevenir contra vírus e bactérias de forma segura e correta.

No caso de consultórios e clínicas médicas, essa higienização deve ser ainda mais rigorosa por tratar da área de saúde, com locais extremamente expostos a estes inimigos invisíveis.

Para proteger a saúde de pacientes e profissionais de saúde, destacamos neste post algumas características essenciais para realizar uma correta higienização de consultórios de clínicas médicas. 

Confira a seguir!

Como higienizar corretamente consultórios e clínicas médicas?

Primeiramente, é necessário implantar uma série de diretrizes para que a limpeza seja realizada de forma eficiente.

 

  • Evite que a contaminação se espalhe pelo ambiente

 

Este passo é importantíssimo para desinfectar de forma correta. O ideal é iniciar o processo de limpeza pelas áreas menos contaminadas para as mais sujas, sempre em movimentos circulares e em uma única direção – como do fundo para a porta, por exemplo. 

 

  • Utilize produtos específicos para uma higienização úmida

 

É extremamente importante realizar a limpeza com baldes, panos e vassouras desinfetados com hipoclorito de sódio para evitar o número de partículas de pó no ar.

 

  • Álcool 70% para limpeza de mãos e equipamentos

 

Principalmente em locais com grande quantidade de pessoas transitando, é essencial manter uma limpeza antes, durante e depois dos atendimentos para evitar a proliferação de agentes patológicos.

 

  •  Organização da equipe e limpeza em perfeitas condições

 

O estabelecimento  precisa deixar claro aos seus funcionários as rotinas e fluxos do processo de desinfecção das superfícies e esterilização de materiais. É essencial que estas práticas estejam documentadas para se tornar o embasamento de todas as ações visando a limpeza do local.

 

  • Equipamentos de Proteção Individual e produtos de higienização para profissionais e pacientes

 

Os EPIs ( Equipamentos de Proteção Individual ) devem ser disponibilizados para todos os funcionários: como avental, luva, máscara, óculos, entre outros.

Além de prover os materiais necessários como:

  • Sabão líquido, de preferência germicida com dispensador para impedir o refluxo da solução.
  • Papel toalha, ( utilização de toalhas de pano é proibida a não ser se estiver envelopado e esterilizado).
  • Potes para armazenamento de materiais  com tampa, contendo algodão cortado e seco para limpeza de equipamentos.
  • Dispensador com álcool a 70%, para limpeza das mão e equipamentos.

A importância da prevenção e biossegurança 

As pessoas que visitam ou recebem tratamento nesses ambientes estão mais vulneráveis às infecções, por isso, é de suma importância criar uma consciência entre os profissionais de saúde, para adotar uma postura centrada na biossegurança, através de treinamento específico para manipular e aplicar corretamente os produtos químicos e desinfetantes hospitalares, além de conhecer os protocolos de desinfecção.

A dica é criar protocolos para acompanhar de perto os acidentes de trabalho com exposição aos materiais biológicos e assegurar que os processos de desinfecção e esterilização sejam realmente adequados e com eficácia comprovada.

A Trevo THL é especialista em oferecer as melhores soluções em produtos, equipamentos e serviços para te ajudar a trabalhar melhor a higiene e limpeza de sua área de produção, utensílios, equipamentos e salão. Conheça nossas soluções.

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.