11 3729-7785    11 98117-1447

A importância do uso de produtos sanitizantes nas empresas do ramo alimentício



12 de setembro de 2017



A importância do uso de produtos sanitizantes nas empresas do ramo alimentício

Se você trabalha em estabelecimentos do segmento de food service, sabe da importância de diminuir os riscos de contaminação dos alimentos, para evitar problemas com a saúde do consumidor, certo? Por isso, é necessário garantir as boas condições higiênico-sanitárias de utensílios, equipamentos e instalações do local.

No entanto, mais do que higienizar, é preciso sanitizar. O que muita gente não sabe é a diferença entre essas duas práticas e acaba confundindo os conceitos de cada uma.

Mas, afinal qual a diferença entre sanitização e higienização?

A higienização remove resíduos minerais e orgânicos que ficam grudados nas superfícies e facilitam o desenvolvimento e proliferação de microrganismos, assim como servem de abrigo para os mesmos.

Já a sanitização é utilizada para a redução desses microrganismos, patogênicos ou não. Ela é realizada após a higienização de utensílios, equipamentos, instalações e também dos alimentos com a aplicação de produtos sanitizantes.

Há, no mercado, diversas opções de produtos sanitizantes apropriados para a utilização nos estabelecimentos do ramo de alimentação e seu uso é regularizado e aprovado pela legislação brasileira, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e pelo Ministério da Saúde.

Escolhendo o sanitizante adequado

Para escolher o tipo de sanitizante mais apropriado, deve-se ficar atento a alguns pontos importantes:

– Toxicidade;

– Poder corrosivo;

– Não ter efeito residual que possa contaminar os alimentos;

– Não provocar manchas nos utensílios, equipamentos e superfícies;

– Não contaminar o meio ambiente;

– Ser hidrossolúvel;

– Ser aprovado por lei.

Sanitizantes mais utilizados pelos estabelecimentos do segmento de food service:

  1. Álcool 70º: Encontrado facilmente em farmácias, é uma solução composta por 70% de álcool etílico e 30% de água deionizada. Seu poder sanitizador é de baixa a média eficiência. O seu uso é simples: basta aplicar nos utensílios, equipamentos e superfícies e deixar evaporar, sem a necessidade de enxague.
  2. Cloro / Hipoclorito de sódio: Com alto poder bactericida, é bastante usado em satinização, especialmente na forma líquida de hipoclorito de sódio, também conhecida como água sanitária. Dependendo do que será sanitizado, pode ser utilizado puro ou dissolvido em água, a chamada água clorada. Em ambos os casos, é necessário fazer o enxague após o uso. No entanto, é preciso precaução, uma vez que pode causar corrosão em alguns tipos de metal, ou descoloração de produtos. O hipoclorito de sódio também é utilizado na sanitização de frutas,

Cuidados na hora da utilização de produtos sanitizantes

Para atingir o nível correto de sanitização, o produto químico deve ser aplicado a uma certa concentração durante um período de tempo especificado. Estes parâmetros estão descritos no rótulo do produto e devem ser seguidos para se obter o controle desejado.

O processo de higienização depende da preparação das superfícies em questão. A maioria dos desinfetantes deve ser aplicada em superfícies livres de matéria orgânica e resíduos de limpeza. A ordem de eventos geralmente recomendada é enxaguar, lavar, enxaguar e sanitizar. O detergente utilizado na etapa de limpeza precisa ser apropriado para cada tipo de resíduo. Por exemplo, os detergentes alcalinos removem com maior eficiência os resíduos à base de gordura e proteínas, enquanto que os resíduos à base de minerais necessitam de detergentes ácidos. Felizmente, os agentes de limpeza modernos são misturas de componentes químicos que podem tratar vários cenários de limpeza.

Produtos Spartan

A Trevo THL trabalha exclusivamente com a marca Spartan do Brasil e disponibiliza produtos específicos para diversas áreas de atuação:

– Cozinha Profissional/Industrial

– Limpeza Geral

– Limpeza e Higienização de Piso

A Spartan do Brasil possui diversas Linhas de Produtos que visam atender às necessidades básicas de cada mercado, de forma simples e com alta eficácia. Cada Linha é composta de vários produtos que foram desenvolvidos por uma equipe altamente qualificada, com estudos e sugestões de campo que possibilitam suprir peculiaridades e dificuldades.

Solicite um orçamento: https://www.trevothl.com.br/quimicos

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.