11 3729-7785    11 98117-1447

A importância da limpeza em superfícies no combate ao Coronavírus.



30 de março de 2020



A importância da limpeza em superfícies no combate ao Coronavírus.

Com cuidados cada vez mais reforçados em decorrência a pandemia de Coronavírus, a limpeza e higienização de ambientes tornou-se ainda mais importante para diminuir a proliferação desta doença. Para os estabelecimentos comerciais que permanecem abertos por prestarem serviços essenciais para a sociedade, como supermercados, padarias, açougues, restaurantes delivery, farmácias e pet shops, a responsabilidade por tomar medidas que preservem à saúde dos clientes e colaboradores passa a ser de extrema importância.

Contudo, existem algumas superfícies em especial, que devemos tomar ainda mais cuidado para manter o vírus longe e preservar a saúde dos seus clientes e colaboradores.Isso é o que aponta um estudo feito pela revista científica “New England Journal of Medicine” que afirma que o vírus causador da Covid-19 é capaz de sobreviver por até 72 horas em superfícies específicas.

Para te ajudar a preservar a higiene do seu ambiente, desenvolvemos este artigo com auxílio dos nossos especialistas em higienização, para indicar quais são as superfícies que o Coronavírus sobrevive por mais tempo e os produtos mais adequados para fazer a limpeza delas de forma eficiente.

Superfícies de plástico e aços inoxidáveis

De acordo com o estudo, estas são as superfícies em que o Coronavírus permanece vivo por mais tempo. Durante as pesquisas foi constatado que tanto o plástico quanto o aço inoxidável são as superfícies na qual o vírus permanece mais estável, podendo sobreviver por até três dias.

O grande problema é que estas superfícies podem ser encontradas em demasia justamente nos estabelecimentos que ainda estão abertos, como as prateleiras, gôndolas  e caixas de supermercados, balcões de atendimento em farmácias, bancadas de preparo de alimento em padarias e açougues, nas gaiolas e espaços para banho em pet shops, etc.

Diante disso, é de suma importância que seu estabelecimento dê atenção redobrada à higienização de objetos e superfícies como interruptores, gôndolas, prateleiras, corrimãos, armários, balcões com revestimento de plástico entre outros. Para uma limpeza eficiente, recomendamos o Clean by Peroxy da Spartan.

O Clean by Peroxy é um limpador multiuso profissional composto por peróxido de hidrogênio, extremamente eficaz na limpeza de superfícies de plástico, aço inoxidável, vidros, espelhos entre outros. Além do combate ao Coronavírus, o Clean by Peroxy possui ação comprovada frente a outras bactérias que podem ser prejudiciais à saúde.

Outro produto da Spartan que pode ser um grande aliado na missão de preservar a higiene nos ambientes do seu estabelecimento é o Wiper 4D.  Os wipers são uma ótima opção para limpeza rápida e também possuem ação bactericida em 30 segundos contra bactérias multirresistentes, além da função fungicida contra Candida albicans e Trichophyton mentagrophytes em 5 e 10 minutos respectivamente.

Outros produtos de limpeza profissionais que não podem faltar em seu estabelecimento são o Metaquat e Sparquat. Ambos são detergentes desengordurantes e desinfetantes profissionais à base de Quaternário de Amônio e possuem grande poder de dissolver e emulsificar óleos e gorduras animais e vegetais. 

Ideal para açougues, padarias, supermercados e restaurantes que lidam com preparo alimentos como carnes, peixes, massas e frituras.

Fique atento a tecidos, roupas e uniformes

Ainda não há estudos que comprovem a resistência do Coronavírus em diferentes tipos de tecido. No entanto, pesquisas apontam que, de modo geral, há a possibilidade de o vírus sobreviver de três a quatro dias em roupas, panos e afins.

Além disso, nem sempre uma lavagem comum é eficaz para assegurar que as roupas estão livres de contaminação. Como os tecidos são porosos, em muitas vezes materiais orgânicos como secreções e salivas prendem-se no tecido e dificultam a ação do sabão e da água.

Por isso, neste momento é recomendável o uso do uniforme apenas no local de trabalho. Caso haja suspeita de contaminação nas roupas, o mais indicado é que seja feita a lavagem com água, de preferência quente, e sabão.

Quanto à panos de prato ou para de limpeza de balcões, prateleiras e bancadas, recomenda-se o uso de materiais descartáveis, como os já citados Wipers 4D. No caso de restaurantes, que precisam lavar e secar utensílios como facas e panelas constantemente, a solução mais eficiente é uma máquina de lavar louças.

Algumas lava-louças profissionais possuem regulagem de temperatura e podem lavar os utensílios de sua cozinha em alta temperatura. Além disso, não há necessidade de contato humano durante a lavagem, apenas para colocar e retirar os utensílios da máquina, algo que reduz consideravelmente as chances de contaminação nos objetos.

A Trevo THL oferece venda e aluguel de máquinas de lavar louças profissionais e manutenção, que evita imprevistos em seu estabelecimento, aumenta a vida útil da sua máquina e reduz o consumo de energia elétrica e água. Tudo isso através de laboratório próprio e oficinas com equipamentos de ponta, para atender você de forma rápida e assertiva.

Cuidados extras com outras superfícies

Um outro estudo, realizado por uma universidade de medicina alemã na cidade de Greifswald, fez uma revisão sobre estudos divulgados sobre outros tipos de Coronavírus, os SARS-CoV e o MERS-CoV. Nesta nova pesquisa, foi comprovado que estes vírus sobrevivem possuem resistências que variam de acordo com as superfícies e temperaturas da seguinte forma:

Aço – a 21°C – 5 dias

Alumínio – a 21°C – 4 a 8 horas

Vidro – a 21°C – 5 dias

Plástico – temperatura ambiente – 2 a 6 dias

PVC – a 21°C – 5 dias

Borracha de silicone – a 21°C – 5 dias

Luva de látex – a 21°C – 8 horas

Cerâmica – a 21°C – 5 dias

Teflon- a 21°C – 5 dias

Isso significa que cuidados para a higienização de espaços de baixa temperatura, como açougues, peixarias e bancadas de frios devem ser ainda maiores. Vale lembrar que este estudo ainda não possui os resultados do novo Coronavírus. Contudo, é possível que essas variações do vírus podem permanecer infecciosas entre 2 horas e 9 dias, mas possuem baixa resistência a temperaturas acima dos 30°C.

Precisa de produtos de limpeza ou equipamentos para higienização profissional? Conte com quem é referência no assunto

Há mais de 15 anos a Trevo THL trabalha para oferecer soluções inteligentes em limpeza e higienização para os mais diferentes segmentos do mercado nacional. Contamos com uma equipe especializada e experiente para atender às necessidades do seu estabelecimento com precisão e agilidade neste que é um dos momentos mais delicados dos últimos 20 anos.

Portanto, se você está à procura de produtos de limpeza e higienização de qualidade, e que não vão te deixar na mão, a Trevo THL pode te ajudar. Contamos com um rol de produtos de marcas renomadas como Spartan, Unilever, além de sistemas de higienização desenvolvidos por profissionais especializados. 

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.