11 3729-7785    11 98117-1447

Lavagem de roupas hospitalares: como realizar esse processo



18 de abril de 2023



Lavagem de roupas hospitalares: como realizar esse processo

 

A correta lavagem de roupas hospitalares é algo extremamente importante na área da saúde, já que essa prática visa proporcionar mais segurança e bem-estar, tanto aos pacientes, como aos próprios profissionais em atuação. 

Por outro lado, a lavagem de roupas hospitalares também gera custos e consumo de produtos químicos, o que pode pesar no bolso da instituição no final do mês.  

Sendo assim, para garantir um equilíbrio adequado e satisfatório desses fatores, preparamos este post exclusivamente para trazer dicas de como otimizar o processo de lavagem dessas vestimentas e ao mesmo tempo economizar sem abrir mão da qualidade. 

 

Qual a importância de uma boa lavagem de roupas hospitalares? 

 

Como bem resumimos acima, a lavagem de roupas hospitalares envolve fatores imprescindíveis à área de saúde, em especial, no que se refere à segurança e ao bem-estar das pessoas nesses ambientes. 

Assim, tal processo engloba, por exemplo, uniformes de enfermagem, jalecos, lençóis, fronhas, toalhas, panos, capas, entre inúmeras outras vestimentas que podem ser facilmente contaminadas com microrganismos patogênicos, como bactérias, vírus e fungos, e consequentemente podem causar infecções e outras doenças. 

Em outras palavras, lavar e desinfetar adequadamente as roupas dos profissionais da saúde não se trata unicamente de uma questão de higiene e boa apresentação pessoal, mas também de qualidade, evitar desperdícios, responsabilidade e compromisso com a vida de todos. 

Quais os cuidados essenciais em uma lavagem de roupas hospitalares? 

A lavagem correta de roupas hospitalares envolve uma série de medidas técnicas que devem ser tomadas para garantir que as vestimentas sejam desinfetadas adequadamente. Isso inclui, por exemplo, o uso de detergentes especiais, como os oferecidos pela Spartan, dosagens coerentes, equipamentos específicos, temperaturas controladas, ciclos de enxágue e secagem completa. 

Além disso, as roupas devem ser manuseadas com cuidado e higiene, para evitar a disseminação de microrganismos. 

Na prática, devem ser considerados aspectos como: o conhecimento técnico dos produtos e equipamentos de lavagem, o uso de EPIs, como luvas e máscaras para os profissionais de lavanderia, a separação adequada de roupas sujas e limpas, o armazenamento e transporte correto das vestimentas, o acondicionamento correto de materiais etc. 

Como otimizar esse processo no seu hospital? 

Existem diversas maneiras de otimizar o processo de lavagem de roupas hospitalares em um hospital, e uma das opções mais eficientes é a terceirização do serviço de lavanderia por empresas especializadas.  

Na prática, além da possibilidade de fornecimento de equipamentos modernos e profissionais, e de materiais químicos mais adequados à lavagem de roupas hospitalares, como os produdos da Indeba, essas empresas oferecem também treinamentos in loco da equipe e monitoramento contínuo dos processos. 

A Trevo THL é uma das principais referências nesse tipo de serviço, oferecendo assessoria completa para a lavagem de roupas hospitalares em São Paulo, assim como a distribuição de produtos e acompanhamento de resultados, tudo como foco nas melhorias operacionais e na redução de custos. 

Portanto, se quer saber mais como otimizar a lavagem de roupas em seu hospital de forma profissional e eficiente, não deixe de conversar com um de nossos especialistas

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.