11 3729-7785    11 98117-1447

Dicas para reduzir custos e aumentar o desempenho da lavanderia de seu hotel.



17 de março de 2020



Dicas para reduzir custos e aumentar o desempenho da lavanderia de seu hotel.

Para negócios de qualquer segmento no mercado, uma das chaves para o sucesso consiste em reduzir custos para aumentar a margem de lucro. No ramo de hotelaria, o segredo está em buscar o equilíbrio entre oferecer um excelente serviço de hospitalidade ao cliente sem acumular gastos excessivos ou desnecessários.
No meio de todas as tarefas executadas no cotidiano de um hotel para buscar a satisfação total do cliente, existe uma em particular que é crucial para definir se a experiência do hóspede será positiva ou negativa: a lavanderia. Desde a limpeza do seu enxoval até mesmo a maciez das toalhas de banho contribuem para a impressão que o cliente terá em sua estadia, e isso dependerá exclusivamente da sua lavanderia.
Contudo, apesar da importância que uma lavanderia tem para as atividades de um hotel, existem diversos erros comuns que são cometidos até mesmo por grandes redes de hotelaria que podem ocasionar aumento no custo operacional, menor efetividade no serviço e, consequentemente, redução no número de hóspedes. Para que você não sofra com isso, a Trevo THL, especialista em soluções para higienização inteligente, desenvolveu este artigo com os principais erros cometidos em lavanderias de hotel que podem prejudicar a operação e elevar os custos.

Exceder a carga limite das máquinas de lavar

Esse é o principal erro cometido em lavanderias de hotel. Como as máquinas de lavar industriais costumam ter uma capacidade maior, muitos funcionários são tentados a enchê-las completamente, seja para poupar tempo ou economizar recursos, excedendo a capacidade recomendada do aparelho.
Entretanto, fazer com que uma máquina de lavar opere acima de sua capacidade, além de aumentar as chances de causar danos ao equipamento, torna a lavagem praticamente ineficiente. Isso porque, quando opera acima do seu limite, a máquina de lavar não consegue distribuir o detergente em toda a carga e nem agitar as peças apropriadamente, o que ocasiona ciclos incompletos de lavagem e acúmulo de sujeiras.

Cargas muito abaixo do limite das máquinas de lavar

O excesso de preocupação com o limite de carga também pode elevar os custos operacionais da lavanderia do seu hotel. Operar uma máquina de lavar com uma carga muito abaixo do recomendado também traz prejuízos financeiros.
Isso porque, uma máquina de lavar profissional vai consumir a mesma quantidade de água e energia, independente do montante de peças a ser lavado. Fora o desperdício de recursos, essa prática também reduz a produtividade da lavanderia e pode até mesmo prejudicar o abastecimento dos seus hóspedes com lençóis, cobertores e toalhas.

Não limpar as máquinas de lavar

Esse é um erro muito comum em lavanderias de hotéis. Afinal, por que devemos nos preocupar com a limpeza de um equipamento que foi projetado para lavar?
Isso é simples de explicar. Entre os ciclos de lavagem, nem toda água utilizada será escoada pela máquina de lavar. Ao final do dia, é comum que a máquina ainda tenha uma pequena quantidade de água sobrando nela. Se você não retirar essa água, ela poderá ficar estagnada durante a noite e criar odores desagradáveis que vão impregnar nas próximas peças que forem lavadas.
Além disso é imprescindível limpar o filtro sempre ao final do dia, assim a água que sobrar, bem como outros resíduos das peças, não ficará estagnada. Isso contribuirá pra que as suas máquinas operem em seus picos de eficiência, sem prejudicar as peças.

Não ajustar a máquina para ciclos de lavagem de peças específicas

O cotidiano de uma lavanderia de hotel costuma ser agitado, por isso, alguns funcionários têm o hábito de colocar peças de modelos diferentes para a lavagem em um mesmo ciclo.
Tecidos robustos como toalhas e cobertores precisam ser lavados em um ciclo de altas temperaturas e com produtos químicos fortes para que a lavagem seja feita de forma eficiente. Colocar tecidos finos neste mesmo ciclo pode causar desgaste excessivo e até mesmo rasgar as peças.
Em contrapartida, ciclos específicos para peças delicadas não são suficientes para lavar tecidos pesados. Se insistir, você será obrigado a repetir o ciclo graças ao acúmulo de odor e sujeiras presentes na peça, mesmo após a primeira lavagem.

Usar produtos químicos em excesso

Aumentar a quantidade recomendada de produtos para a lavagem de roupas em sua máquina com o intuito de aumentar a eficiência do serviço pode causar justamente o efeito contrário. Usar detergentes, alvejantes e amaciantes em excesso faz com que as peças do enxoval de seu hotel se desgastem mais rápido.
O excesso de produtos químicos no ciclo de lavagem desgasta a tinta das peças e fazem com que elas percam suas cores vibrantes e aparência de “novo”. A melhor maneira de evitar este problema é utilizar a quantidade de produtos recomendados pelo fabricante de acordo com a carga e o modelo da máquina usado.

Não usar produtos profissionais para lavanderia

O maior erro que um gerente pode cometer com a lavanderia de seu hotel é usar produtos comuns para a execução de suas tarefas. Os produtos profissionais para lavanderia foram desenvolvidos para proporcionar maior eficiência em rendimento, justamente visando as necessidades específicas que uma lavanderia industrial exige.

Conheça o catálogo dos produtos para lavanderia profissional e faça um orçamento para o seu hotel agora mesmo.

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.