11 3729-7785    11 98117-1447

Como escolher o melhor piso para cozinha industrial



9 de abril de 2018



Como escolher o melhor piso para cozinha industrial

É provável que você nunca tenha dado a devida atenção a um elemento do ambiente que pode fazer muita diferença, tanto em termos técnicos quanto estéticos. A escolha do piso para cozinha industrial deve envolver mais cuidado do que apenas a preocupação com a estética do local. Confira as informações necessárias para o momento de decisão e descubra a importância de uma limpeza de pisos bem feita!

Características certas para o piso de sua cozinha industrial

De acordo com a portaria CVS-6/99 de 10/03/99 da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o piso para cozinha industrial deve ser de material liso, impermeável, lavável, estar em bom estado de conservação e ser de cores claras. O fato da cor do piso ter que ser clara é para demonstrar, principalmente, que o espaço está limpo.

É importante que você opte por um piso para cozinha industrial que seja antiderrapante para evitar possíveis quedas causadas por revestimentos escorregadios. Além disso, o material escolhido para pavimentar a sua cozinha industrial deve ser resistente a substâncias corrosivas. Dessa forma, você evita ter que realizar alguma reforma caso o piso seja danificado, tendo que fechar o seu restaurante, bar ou hotel, por exemplo, durante esse período.

Outra característica essencial na hora de saber como escolher um piso para cozinha industrial é certificar-se de que existe uma inclinação direcionada aos ralos do ambiente – o caimento. Isso permite o escoamento da água, fazendo com que ela não fique acumulada em determinados pontos da cozinha.

Tendo em vista todos esses fatores, conheça alguns tipos de piso indicados para um estabelecimento que deseja garantir a segurança e limpeza do espaço de trabalho:

  1. Piso vinílico

Dentre as características que fazem do piso vinílico uma boa opção para a sua cozinha industrial é que ele é capaz de equilibrar a temperatura do ambiente. Por conta disso, auxilia no calor provocado pelos fornos e fogões, assim como no frio causado por refrigeradores e frigoríficos. No entanto, um dos pontos negativos desse material é que ele é passível de danos ocasionados pela queda de facas ou panelas, por exemplo. Além disso, deve-se atentar para como a limpeza será feita, já que ele não oferece resistência à abrasão.

  1. Cimento queimado

Apesar de esteticamente estar em alta, o cimento queimado não costuma ser muito indicado como piso para cozinha industrial, pois além de soltar um pouco de poeira, exige impermeabilização, que pode ser removida com o uso constante de desinfetantes para a limpeza.

  1. Granilite

Muito comum em cozinhas industriais, o piso do tipo granilite tem como base o concreto e possui aspecto próximo ao granito natural, sendo de fácil manutenção e baixo custo. Além de aceitar diversas cores e desenhos, ele pode compor tanto o piso quanto os rodapés e é de alta durabilidade. Existe mais de um tipo de acabamento para esse piso, mas o mais utilizado nas cozinhas industriais é o polido.

  1. Revestimentos cerâmicos

Um dos pisos mais comumente utilizados para a cozinha industrial, a cerâmica pode vir em diversas versões. Além de ser de fácil manutenção, geralmente econômico e de simples instalação, o piso cerâmico tem durabilidade, resistência e isolamento adequados para a atividade pretendida. No caso do piso para a cozinha industrial, o ideal é optar pela cerâmica extrudada, também conhecida como “Gail”, que possui maior resistência química, térmica, à abrasão e ao alto tráfego.  

A Trevo THL oferece um Sistema de Tratamento de Pisos exclusivo para sua cozinha industrial, que promove ar emoção de resíduos, selagem e impermeabilização. Saiba mais

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.