11 3729-7785    11 98117-1447

Como manter as boas práticas de higienização nas áreas de manipulação de alimentos em supermercados



29 de abril de 2019



Como manter as boas práticas de higienização nas áreas de manipulação de alimentos em supermercados

As boas práticas de Limpeza e Higienização garantem que os alimentos vendidos nos supermercados estejam em perfeita condição de comercialização, padronizados, limpos e higienizados corretamente, ficando livre de qualquer tipo de contaminação, física, química e bacteriana.

Mas, como ter a garantia de que os seus colaboradores estão agindo da maneira correta na hora manipulação dos alimentos e processos de limpeza dentro do seu estabelecimento? Conhecendo as demandas específicas da limpeza nas áreas de manipulação de alimentos em supermercados! Este será o assunto abordado no post de hoje. Confira:

Setor de perecíveis

A limpeza desse setor, que engloba hortifruti, peixaria, açougue, frios, etc, precisa ser realizada várias vezes durante o dia (no mínimo 3 vezes). Caso exista algum foco de contaminação a frequência de higienização deve ser maior.

A ausência de limpeza ou a higienização incorreta do local pode colocar os alimentos em risco, afetando seriamente a saúde de seus clientes. Existem leis impostas pela Vigilância Sanitária, que precisam ser seguidas para garantir que não haja nenhum tipo de contaminação.

Restaurante

Nos supermercados maiores, onde também são oferecidas refeições prontas, existe uma necessidade específica de higienização dessas áreas. Nestes locais, onde há produção de alimentos é essencial ter uma atenção redobrada para as atividades de preparo e distribuição, para os métodos de controle de qualidade e, principalmente, para a higienização de utensílios, ambientes e equipamentos.

O papel do nutricionista no controle das boas práticas de higienização

Para se encaixar dentro das normas impostas pela Vigilância Sanitária e assegurar que a limpeza seja feita com qualidade, destacam-se os supermercados que tem um especialista, como o nutricionista, para cuidar dessa tarefa.

A lei exige que exista um profissional responsável nos lugares nos quais há transporte, manipulação, armazenamento, distribuição ou comercialização de alimentos. O profissional mais indicado para exercer esta função é o nutricionista, pois ele está por dentro dos padrões exigidos pelas leis e tem conhecimento para supervisionar todas as etapas dos processos de higienização: funcionários, local, equipamentos, entre outros aspectos que envolvem a limpeza de um supermercado.

O objetivo do nutricionista é manter o padrão de qualidade do estabelecimento, podendo exercer as seguintes funções:

– Treinamento de funcionários;
– Criar e implementar as boas práticas e os procedimentos padronizados de limpeza;
– Supervisão das inspeções da vigilância sanitária;
– Responsável por acompanhar o transporte, armazenamento e recebimento dos alimentos;
– Criar o cardápio das refeições, elaborando os rótulos nutricionais dos produtos fabricados
pelo supermercado;
– Supervisionar todos os fornecedores;
– Elaborar a rotulagem e tabela nutricional dos produtos produzidos pela empresa;
– Supervisionar a limpeza das áreas em geral.

A Trevo THL oferece serviços de Consultoria, Assessoria e Auditoria Nutricional, com o objetivo de promover Adequação Higiênica Sanitária, em supermercados, de acordo com as normas da ANVISA. Solicite um orçamento!

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.