11 3729-7785    11 98117-1447

3 fases fundamentais no processo de higienização de uma cozinha industrial: limpeza, descontaminação e desinfecção



12 de agosto de 2019



3 fases fundamentais no processo de higienização de uma cozinha industrial: limpeza, descontaminação e desinfecção

Manter a higiene da cozinha profissional, de seus equipamentos e ambientes é o primeiro passo para manter esse importante local em ordem e funcionando corretamente. Como a cozinha industrial é um ambiente complexo, foram estipuladas 3 fases fundamentais de higienização, entre elas: limpeza, descontaminação e desinfecção. Saiba mais:

 

Produtos de limpeza

Antes de tudo, é essencial informar que os produtos de limpeza usados em cozinhas desse porte não são os mesmos usados em residências. Eles são exclusivos e possuem características únicas como a ausência de cheiro forte e alta eficácia para maiores grupos de micro-organismos, por isso é necessário um treinamento para utilizá-los da melhor forma e economizar. Pensando nisso, a Trevo THL disponibiliza orientação gratuita para a sua equipe!

 

Fase 1 – Limpeza

A primeira fase é o início de tudo e inclui a remoção de sujeiras maiores para higienizar o ambiente da cozinha, podendo usar produtos químicos, mecânicos ou térmicos em um período curto de tempo, e inclui: chão, paredes, mesas, superfícies em geral e equipamentos da cozinha industrial. Essa primeira fase mantém o local limpo mas não é responsável por eliminar todos os germes. Ex: tirar o lixo, restos de comida e poeira.

 

Fase 2 – Descontaminação

Essa fase é a continuação da limpeza, e é feita com mais detalhes: há a retirada de agentes biológicos e químicos que podem trazer males à saúde e aos alimentos utilizando produtos de limpeza específicos e mais pesados. Porém nesta ação, nem todos os micróbios são exterminados, por isso temos mais uma etapa. 

 

Fase 3 – Desinfecção

A terceira e última fase não é o sinônimo de “descontaminação”, ao contrário do que algumas pessoas possam acreditar. Essa fase é a que deve ser feita com mais cuidado e atenção do que as duas últimas, pois utiliza produtos químicos que precisam ser usados com equipamentos de segurança, pois podem prejudicar quem entra em contato com eles. Esses produtos são responsáveis por matar qualquer tipo de bactéria que possa estar no local, tornando a cozinha industrial essencial para o preparo e circulação dos funcionários sem ameaças.

 

Manter uma cozinha industrial e todos seus ambientes e equipamentos devidamente esterilizados é uma tarefa que a Trevo THL pode te ajudar! Com mais de 15 anos no mercado, sua especialidade é proporcionar técnicas e produtos especiais que permitam a melhor higienização, inclusive com economia. Conheça nosso site.

Visite o nosso site e saiba mais

VISITE

Esse website utiliza cookies. Ao usar este site, você concorda com o uso desses cookies. Para mais informações visite nossa página de Políticas de Privacidade.